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quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Princípios do Método Willems




(...) A educação bem compreendida, não é apenas uma preparação para a vida; ela própria é uma manifestação permanente e harmoniosa da vida.               EDGAR WILLEMS

     Edgar Willems, pedagogo musical, nasceu na Bélgica em 13 de outubro de 1890, mas foi na Suíça o local onde desenvolveu o seu trabalho musical e pedagógico através de pesquisa e experiência no campo sensorial da criança com relação à música e relações-psique humana.
    Descobrindo a interligação existente entre a Música e o ser humano, Willems relacionou o triplo aspecto do homem [fisiológico, afetivo e mental] com os elementos característicos da música [o ritmo, a melodia e a harmonia]. Assim ele propôs um método baseado nos aspectos da fisiologia do ouvido humano e apontava para a importância do preparo auditivo antes do ensino instrumental. Utilizava jogos, sons de diferentes naturezas e teclados especiais. Se baseou ainda em pensadores contemporâneos à sua época, como Jean Piaget e Claparéde.
     Sua metodologia propõe uma educação musical ativa e criadora, seguindo as etapas do desenvolvimento psicológico da criança.

O QUE É A EDUCAÇÃO EM MÚSICA?
    Para Edgar Willems a música está ligada à natureza humana, porque desperta e desenvolve competências do homem. Ele relaciona assim o homem e a música: Instinto – Ritmo; Emocional – Melodia;Intelecto – Harmonia.

Princípios fundamentais:
  • As relações psicológicas estabelecidas entre a música e o ser humano;
  • Não utiliza recursos extra-musicais no ensino musical
  • Enfatiza a necessidade do trabalho prático antes do ensino musical propriamente dito.
Características:
·         É acessível a todos, dotados ou não de um dom musical;
·         Influencia favoravelmente a educação inclusiva;
·         Empregam-se processos naturais e vivos que vão do concreto ao abstrato, favorecendo a passagem homogenia do instinto à consciência e da consciência ao automatismo;
·         Utiliza na prática e conscientemente elementos inspirados só na música.

Seus objetivos :
·         Contribuir para a abertura geral e artística da pessoa, em sua unidade e unicidade.
·         Desenvolver memória, imaginação e conhecimento musical.
·         Através do canto coral, trabalhar  música da teoria à prática e uma harmonia instrumental.
·         Promover o desenvolvimento musical, bem como diversos aspectos sociais da vida.
COMO?
1º Viver os fenômenos musicais;
2º Tomar conhecimento sensorialmente e afetivamente dos fatos musicais;
3º Viver conscientemente a música.
Pelo ritmo, trabalha o sentido de tempo, a motricidade, a coordenação e independência rítmica motora – o aspecto fisiológico.
Pela melodia, trabalha a sensibilidade, o afetivo, as emoções.
Pela harmonia, trabalha o aspecto cognitivo, a inteligência.
.
AS ETAPAS DO MÉTODO
Pode ser separado em quatro fases evolutivas do desenvolvimento infantil. São elas:  
Ø  Etapa 1: Antes de três anos.
Será importante o papel da família e principalmente a mãe, que representa a mais importante base para o desenvolvimento musical de crianças. Isto irá ser explorada, o mais rapidamente possível .
Ø  Fase 2: De três a cinco ou a partir de quatro a seis anos.
Vamos trabalhar em classes ou de pequenos grupos de quatro ou cinco pessoas. Nesta fase, WILLENS dá especial importância às canções. Educação também será baseada no instinto rítmico natural do movimento do corpo. Irá trabalhar a audição com a ajuda de diversos instrumentos e os tons das músicas.
Ø  Etapa 3: A partir de sete para cinco ou seis a oito anos.
Esta fase já está a trabalhar a música nas escolas ou em aulas particulares.
Aqui o objetivo é amplificar o entendimento teórico e abstrato, e ouvido o ritmo. A criança vai começar a marcar os batimentos e escrever alguns valores dos números.
Ø    Fase 4: A introdução de teoria musical.
Trabalha o solfejo em si, com base no instinto e no ritmo.

4 comentários:

  1. Oi, você teria a referência de um livro traduzido do Edgar Willems? Não encontro!

    Muito grata!!!

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  2. Boa tarde, poderia disponibilizar a referência do livro? DESDE JÁ AGRADEÇO

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  3. O representante oficial no Brasil é o IEM – Instituto de Educação Musical, fundado em 1992, em Salvador, e dirigido pela educadora Carmen Maria Mettig Rocha. Nesse Instituto vocês podem encontrar informações, materiais didáticos, livros...etc sobre o pedagogo Edgar Willems. http://www.musicaiem.com.br/

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