Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Musicalização Infantil: plano de aula segundo os princípios Willems

O plano de aula segundo o Método Willems

A aula de iniciação musical para Willems deve ser alegre, descontraída e inovadora. Um plano de aula bem elaborado deve apresentar com clareza os diversos conteúdos a serem trabalhados:

1-      A canção: é o elemento mais eficaz para despertar a vida afetiva. Tem papel fundamental, pois reúne de forma sintética os três elementos da música (ritmo, melodia e harmonia), desenvolvendo a audição interior, chave da verdadeira musicalidade. Na canção o educador trabalha: nomes das notas, movimentos corporais, modalidades rítmicas, intervalos e modo maior e menor, realizar bandinha entre outros.
2-      O desenvolvimento auditivo: o objetivo é educar o ouvido musical no seu triplo aspecto: sensorial, afetivo e mental. Isso poderá ser feito através de materiais e exercícios apropriados: ouvir, identificar, reproduzir, classificar e ordenar material sonoro diversificado; o movimento sonoro e altura do som; as canções; as escalas e as ordenações; os intervalos; a leitura e escrita musical; e a improvisação. Exercícios:
1. Ouvir e identificar: sons da natureza, do ambiente, de objetos diversificados, apitos, etc.
2.  Ouvir e reproduzir: sons realizados pelo professor, , pelos alunos, de instrumentos, frases melódicas, canções, etc.
3. Ouvir e classificar: objetos sonoros: no início de 2 a 2.
4. Ouvir, Identificar e Reproduzir: sons de objetos diferentes, de apitos, sinos, instrumentos da bandinha, etc.
3-      A vida rítmica: o objetivo é o desenvolvimento da precisão, a disciplina, o acento métrico, a coordenação motora e a criatividade, além de liberar energia. Deve ser estimulada através de batimentos; textos rítmicos, provérbios e quadras; improvisação; cânones rítmicos; exercícios de polirritmia, contratempo e síncope.
4-      Locomoção: o movimento corporal é parte muito importante da aula de música, pois através dele se desenvolve o ritmo natural, o sentido do tempo e o sentido espacial. Willems prioriza as formas básicas de locomoção e movimentos naturais do corpo, como andar, correr, saltitar, galopar e os balanceios; também exercícios de lateralidade e de coordenação rítmica motora. Exemplos:
1. Andar livremente pela sala seguindo o batimento de algum instrumento, ou de uma música tocada;
2. Andar em círculo e ao sinal mudar de direção;
3. Andar em círculo e para subitamente a um sinal determinado;
4. Andar em ziguezague;
5.Andar, correr, saltar de acordo com a música;
6. Imitar movimentos sugeridos pela professora;
7. Criar pequenas coreografias;
8. Jogos e cantigas de roda.






Um comentário:

  1. Gostei muito da proposta. Quero iniciar com meus alunos(duas turmas de 35 cada) um trabalho para despertamento musical. Eles adoram os momentos de canto e toco violao ou pandeiro para eles. Tem algum material compilado queneu possa ler/estudar? Obg.

    ResponderExcluir